Quem somos

O Observatório Social de São Pedro da Aldeia (OS-SPA) é uma instituição sem fins lucrativos, democrática e apartidária, de monitoramento e controle social dos gastos públicos municipais. Com a participação de entidades representativas da sociedade civil, além de cidadãos e empresas aldeenses, o OS-SPA tem o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública em favor da transparência e da qualidade da aplicação dos recursos públicos.

Fundamentado no respeito à ética a à legalidade, o OS-SPA mantem uma postura impessoal, técnica e focada na avaliação construtiva de processos e resultados. A prioridade do OS-SPA é garantir em todos os níveis institucionais a associação de pessoas idôneas, sem vinculação partidária e genuinamente interessadas em colaborar para uma São Pedro da Aldeia com mais qualidade de vida. Acredita-se que a participação e a mobilização da sociedade no monitoramento das ações do poder executivo e legislativo municipais promovem uma importante transformação na qualidade dos serviços e espaços públicos.

O Observatório Social de São Pedro da Aldeia faz parte de uma rede coordenada pelo Observatório Social do Brasil, que assegura a disseminação de uma metodologia padronizada para atuação dos observadores, promovendo a capacitação e oferecendo o suporte técnico aos OS, além de estabelecer as parcerias estaduais e nacionais para o melhor desempenho das ações locais. Atualmente (Ano base 2016), são mais de 110 observatórios espalhados em 19 Estados, e cada um deles reune empresários, profissionais, professores, estudantes, funcionários públicos e outros cidadãos que, voluntariamente, dedicam-se à causa da justiça social.

 

Nossa Missão

Acompanhar o uso dos recursos públicos no município de São Pedro da Aldeia,
estimulando a participação ativa da sociedade no monitoramento da gestão pública
e disseminando o conhecimento em relação aos recursos públicos e os direitos do cidadão.

 

Nossa Visão 

Ser reconhecida na Região dos Lagos como uma entidade idônea e imparcial,
que contribui para o fomento ao controle social e a cidadania ativa. 

 

DOCUMENTOS DE CONSTITUIÇÃO

 

Estatuto Social OSBSPA

Estatuto Social OSBSPA 1a Alteração 

Ata Assembleia Geral de Constituição do OSBSPA

Ata Assembleia Eleição 2019-2020

Termo de Adesão à Rede OSB

 

 

ObservatórioSocial do Brasil São Pedro da Aldeia

Instituição sem fins lucrativos, democrática e apartidária, de monitoramento e controle social dos gastos públicos municipais. Tem o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública em favor da transparência e da qualidade da aplicação dos recursos públicos.

Rua Gloria Lobo, n. 360, Sala 03, Centro, São Pedro da Aldeia - RJ
CEP: 28941-102
Telefone: pelo @osbspa
E-mail: saopedrodaladeia@osbrasil.org.br