O que fazemos

  • O monitoramento das compras públicas em nível municipal, desde a publicação do edital de licitação até o acompanhamento da entrega do produto ou serviço, de modo a agir preventivamente no mal uso dos gastos públicos.
  • A educação fiscal, demonstrando a importância social e econômica dos tributos e a necessidade do cidadão acompanhar a aplicação dos recursos públicos gerados pelos impostos. 
  • A inserção da micro e pequena empresa nos processos licitatórios, contribuindo para geração de emprego e redução da informalidade, bem como aumentando a concorrência e melhorando qualidade e preço nas compras públicas. 
  • A construção de Indicadores da Gestão Pública, com base na execução orçamentária e nos indicadores sociais do município, fazendo o comparativo com outras cidades de mesmo porte. 
Contabilizando todos os OS no Brasil, estima-se que nos últimos 4 anos, com a contribuição de muitos voluntários, houve uma economia de mais de R$ 1,5 bilhão para os cofres municipais.  E o mais importante… a formação de uma nova cultura no brasileiro investigate this sitewholesalestores: a da participação do cidadão de olho no dinheiro público. Em São Pedro da Aldeia, as ações do Observatório Social estão ou estarão descritos nos relatórios quadrimestrais, e dependerão majoritariamente do engajamento e participação dos cidadãos aldeenses.

ObservatórioSocial do Brasil São Pedro da Aldeia

Instituição sem fins lucrativos, democrática e apartidária, de monitoramento e controle social dos gastos públicos municipais. Tem o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública em favor da transparência e da qualidade da aplicação dos recursos públicos.

Rua Gloria Lobo, n. 360, Sala 03, Centro, São Pedro da Aldeia - RJ
CEP: 28941-102
Telefone: pelo @osbspa
E-mail: saopedrodaladeia@osbrasil.org.br