O que fazemos

·      o monitoramento das compras públicas em nível municipal, desde a publicação do edital de licitação até o acompanhamento da entrega do produto ou serviço, de modo a agir preventivamente no mal uso dos gastos públicos.

·      a educação fiscal, demonstrando a importância social e econômica dos tributos e a necessidade do cidadão acompanhar a aplicação dos recursos públicos gerados pelos impostos.

·      a inserção da micro e pequena empresa nos processos licitatórios, contribuindo para geração de emprego e redução da informalidade, bem como aumentando a concorrência e melhorando qualidade e preço nas compras públicas.

·      a construção de Indicadores da Gestão Pública, com base na execução orçamentária e nos indicadores sociais do município, fazendo o comparativo com outras cidades de mesmo porte.

Contabilizando todos os OS no Brasil, estima-se que nos últimos 4 anos, com a contribuição de muitos voluntários, houve uma economia de mais de R$ 1,5 bilhão para os cofres municipais.  E o mais importante… a formação de uma nova cultura no brasileiro: a da participação do cidadão de olho no dinheiro público.

Em São Pedro da Aldeia, as ações do Observatório Social estão ou estarão descritos nos relatórios quadrimestrais, e dependerão majoritariamente do engajamento e participação dos cidadãos aldeenses.